quarta-feira, 26 de maio de 2010

OQUE FAZER AO ENCONTRAR UM SUPOSTO SÍTIO ARQUEOLÓGICO?

Em primeiro lugar devo esclarecer o que um arqueólogo faz quanto a um novo sítio arqueológico:
>>Nenhum profissional dessa área desenterra um objeto coberto por sedimentos antigos só por desenterrar, ou nenhum deles vai escavar só por escavação!
O pesquisador para iniciar um trabalho de buscas argumentativas sobre a origem de tal sítio deve estar vinculado a algum projeto de pesquisa, que tem metodologia e técnicas focadas ao tema, descrição da área e objetivos já definidos para serem relatados à comunidade. Afinal, o patrimônio histórico é direito de todos, por isso temos pesquisas que relatam e nos mantem informado de onde vieram e pra onde vão.



Em segundo lugar devo esclarecer o quão sofredor é uma pesquisa pela metade para o estudioso:
>>Como sempre tem os chamados piratas, ou até os sem consentimento de “furto” que desconhecem o código de ética profissional do arqueólogo ou paleontólogo. Na busca de um contentamento pessoal, como troféus de captura, não sabem o quanto podem estar interferindo em uma possibilidade de grande pesquisa na área quando os mesmo apanham para si as relíquias e objetos históricos das civilizações passadas. Ainda, tem os chamados "ingraçadinhos" que pixam e vandalizam monumentos.(Segue ilustração com marcação indígena em "Y" de um Sambaqui de SC vandalizado com tinta azul. Foto de arquivo pessoal: ALEXANDRINO, L.V.)



De acordo com o artigo 216 da Constituição Brasileira de 1988, que protege os sítios arqueológicos: “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, (...) portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formados da sociedade brasileira, nos quais se incluem: (...) os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico (...) e científico”.

ASSIM, QUANDO ENCONTRAR UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO:

1º- NÃO REMOVA NADA;
2º- FAÇA UMA MARCAÇÃO NO LOCAL PARA PODER RETORNAR AO PONTO ENCONTRADO;
3º- COMUNIQUE IMEDIATAMENTE À AUTORIDADE CIENTÍFICA MAIS PRÓXIMA:
>> www.iphan.gov.br

3 comentários:

  1. Sempre achei a profissão arqueólogo fascinante, não é por causa do filmes de Indiana Jones, mais pelos os conhecimentos que têm os arqueólogos: geografia, História, Filosofia...

    ResponderExcluir
  2. Ai,Luh, tenho que te parabenizar, pois não é uma área do meu interesse, mas o que você vem a escrever instiga a continuar a leitura e simpatizarmos com o conteúdo!!!beijos sucesso! meu orgulho!

    ResponderExcluir
  3. Gente! Muito, muito interessante mesmo este blog! Adoro os que tem algo à dizer! |Parabéns!

    ResponderExcluir