quinta-feira, 20 de maio de 2010

PROSPECÇÃO NOS SAMBAQUIS DO FAROL DE SANTA MARTA -SC



Ao visitar a praia do Farol de Santa Marta, é muito comum despertar interesse nas trilhas que sobem aos montes de sambaqui e seus monumentos rochosos pleiteando a praia. O que de fato muitos deixam de perceber é a tamanha riqueza de imagens e detalhes deixados pelos habitantes que ali jaziam. De acordo com um autor, os elementos encontrados nos montes de sambaqui estão associados ao ato de coletar e não à uma produção.
De fato, os grandes montes revelam um hábito alimentar peculiar desta civilização perdida, porém, deve-se levar em consideração que os habitantes do litoral-interior, os chamados sambaquis fluviais, tiveram uma grande relação com os sambaquis litorâneos quando os mesmos também coletavam conchas de bivalves e moluscos terrestres e empilhavam em torno de lagoas, mesmo eles tendo uma vasta área para captura de outras fontes alimentícias na Restinga.
Isso mostra que o ato de empilhar ou produção de montes de conchas não significa mero "castelamento" de restos de comida, pode sinalizar um gesto cultural-litorâneo pela dependência ou respeito à vida aquática para a sobrevivência da população.
Um modo de carregar este meu ponto de vista é observar a presença de grandes esfinges de pedra expostas meticulosamente de frente para o mar. Estas grandes imagens mostram o respeito destes homens pela vida aquática ou mesmo uma crença em deuses para proteção e fortalecimento pessoal, os quais acreditavam ser advindos do mar ou ambientes aquáticos. (fotos de arquivo pessoal: data: 05\03\2010 - Alexandrino, L.V.)



7 comentários:

  1. É reconfortante saber que temos pesquisadores competentes como você Luyza Verônica, que perquisam para nós sobre o que envolve nossa ansestralidade.
    Parabéns pela matéria, tenho certeza que virão outras muito interessantes como esta.
    Muito sucesso!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. obrigada!
    com certeza viram muitos outros relatos e observações...é só aguardar!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Luyza! Seu trabalho merece toda força do mundo, não só por ser lindo mas também por nos ser muito importante, apesar de poucos saberem disso.

    Eu o compararia ao trabalho do contra-regra num espetáculo de teatro. Sem ele, nada sai direito, mas ao final, nunca ninguém o aplaude... Beijoss e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo seu Trabalho sucesso Deus te abençõe!!

    @PRBamericana

    ResponderExcluir
  5. Seu trabalho ta lindo! Parabéns!!!!

    @francis_quinha

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou no Farol de Sta Marta e observei vestígios de linhas que penso ser de afiação de ferramentas ou flexas nas pedras entre a praia do Cardoso e da Cigana. Isto já está catalogado. Se já está, pq ainda não está identificado? Será que estou certo? Se quiseres fotos posso lhe enviar. Obrigado!

    ResponderExcluir