terça-feira, 25 de maio de 2010

PERDIDA NOÇÃO DE CIVILIZAÇÃO

Hoje conversei com um índio guarani de Florianópolis-SC, ele apareceu aqui no estabelecimento de onde trabalho oferecendo ervas para tratamento de várias doenças. No pequeno espaço de tempo em que conversamos sobre o modo de vida dele e como o índio se encontra na sociedade hoje, pude perceber que grande parte da cultura que ele recebeu na tribo dele já estava se esvaindo. Simplesmente, para ele, não estava nada fora do comum ele sair de onde nasceu e se desenvolveu, na cultura dele, para “ganhar a vida” vendendo ervas nas ruas de casa em casa.



--Eu pergunto a você meu colega leitor:
>Qual o significado de civilização?
>Até que ponto somos civis?
>Porque, para a grande maioria, o índio não é civilizado, ou não tem direito nenhum em propriedades de terra ou espaço?
>Porque é tão importante estudar as civilizações passadas, ao passo que o índio vivo na nossa frente é tão desvalorizado?

Sem dúvida, qualquer tipo de civilização está susceptível de se nacionalizar e adquirir características específicas, dentro de cada Estado, no interior de cada povo. Mas a questão chave das diversas civilizações são os elementos essenciais que o constituem, como: modo de vestimenta, cultura, culinária, religião, etc, que acabam se perdendo dentro das várias possibilidades de “miscigenação de culturas”. Estes fatos sociais não são igualmente aptos a se internacionalizar como as questões políticas, jurídicas, morfologia social; pois fazem parte de cada povo.

>Aí vem o nosso problema atual: o índio querendo seu espaço cultural nacional enquanto os conservadores (não índios) tentam mantê-los em casas moldadas em espaços delimitados e etc e tal.
>Aí a pesquisadora frustrada baixa a cabeça e continua seu estudo individual sobre civilizações passadas. As quais não estão por aí pra ti contribuir socialmente ou intelectualmente. Tem que sofrer mesmo cavando e cavando e tentando descrever um quebra-cabeça que se alastra até os dias de hoje: culturas perdidas e civilizações se perdendo!

4 comentários:

  1. Matéria Excelente!!!! Como sempre.
    Continue assim.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. O lulu, pra que mais arrego que os índios ganham no nosso país? Tem terras, enfermeiros indo visitar, escola indo na aldeia, ganham construções e tudo mais. Em outros países seriam dizimados, aqui não, se cuida do índio tem até fundação do índio. E eles ganham é para ser índios se for para ser outra coisa ai já é como a gente, ou tu acha que nós não temos parentesco com índios? Nossos tataravós escolheram viver em sociedade e pagar todos impostos e mudar culturalmente como é natural acontecer. Se os ainda índios querem fazer o mesmo, são bem-vindos, mas ai acabou a mamata e é hora de trabalhar como todo mundo. Como o teu amigo índio que estava vendendo ervas está fazendo.
    Uma coisa é preservar macacos, outra é sustentar marmanjo que é tão esperto quanto a gente.

    ResponderExcluir
  3. Sim lipe! De fato o índio é muito bem amparado pela FUNAI...oque eu quis passar nesta nota é que a cultura "raiz" dos índios está se perdendo..e realmente é a escolha dele de sair e fazer oque bem entender!
    oque é triste: saber que a cultura deles está em jogo nessa busca de novas oportunidades!
    De qualquer forma, não tem como escapar da "miscigenação de culturas" num país que é considerado de todos!

    ResponderExcluir
  4. adorei a materia, mas para mim falta colocar a vida dele, a história dele.
    bjs

    ResponderExcluir