sexta-feira, 21 de maio de 2010

CAMINHANDO CONTRA O VENTO: FAROL DE SANTA MARTA – SC

Ao subir morro do Cabo de Santa Marta pequeno, o observador atento consegue admitir a existência de uma sincronização de formas de esculturas em pedras. Observe a foto a seguir, é a primeira imagem que se depara:



Existe um certo pesquisador, que o qual prefiro não citá-lo nesta nota, que descreve esta imagem como sendo uma ilustração de um grande phalo ou pênis... (???)

Eu já prefiro coligar esta imagem como sendo um símbolo adquirido pelos civis do Sambaqui do Cabo pequeno para identificar o local como sendo de certos habitantes. É como uma instrução descritiva de local reservado somente para tais pessoas, que neste caso representado por uma imagem de um bivalve aberto. Veja as próximas imagens, elas demonstram o mesmo sinal, onde é possível encontrá-las em torno de todo o Cabo:





Fazer valer uma investigação arqueológica é o que eu mais defendo. É o que eu pretendo demonstrar em minhas observações neste blog. Não quero gerar picuinhas ou mesmo espetadinhas em certos autores, somente quero levar conhecimento aos leigos e abrir mentes para novas possibilidades de descrição de sítios arqueológicos.
Para finalizar meu conceito referente a essas insculturas, repare nesta imagem ilustrativa que montei para melhor entendimento de meu raciocínio (repare a posição original de um bivalve aberto e a pedra esculpida por um habitante artista de Sambaqui):


Na sua opinião, estas insculturas representam:

UM BIVALVE ABERTO?
ou
UM PHALO? (Freud explica)

3 comentários:

  1. Quem vê objeto fálico em quase tudo, tem que consultar um psicanalista para rever seus traumas e desejos de infância.
    É bom saber que você tem mente aberta e sabe compartilhar, parabéns! Luyza Verônica
    Sucesso!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Um belo blog,parabéns,posts muito inteligentes,quando puder visite meu blog http://provasescolares.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Será que não eram bundinhas? Parabéns Lulu, bela iniciativa!

    ResponderExcluir