terça-feira, 13 de julho de 2010

ARTE RUPESTRE* NOS SAMBAQUIS LITORÂNEOS DO SUL DE SANTA CATARINA

>>Os grandes montes de conchas encontrados próximos às praias são considerados, para alguns autores “o meio mais evidente de representação dos Sambaquis”.
>>Ainda há outros que validam as esculturas em pedras, os chamados zoólitos, ou mesmo os artefatos, como sendo um perfil.

De fato, estas características são muito evidentes ao redor dos Sambaquis, porém, devemos levar em conta o “todo” do cenário, e observar a partir do meio de comunicação menos explorado nos sambaquis, que são os seus desenhos e inscrições nas rochas.

>>Um autor renomado disse: “não há arte rupestre que possa ser atribuída com segurança aos sambaquis”.

Imagina você meu querido leitor o ponto de vista deste meu colega de profissão:
>>>os ameríndios litorâneos antigos do sul viviam na praia muito ocupados em sobreviver da pesca e coleta de moluscos; morar em abrigos sob grandes rochas empilhadas, e empilhá-las; fabricavam seus instrumentos sobre grandes pedras a partir de certas rochas encontradas na praia, algumas ferramentas (diz ele) demorariam até “3” dias para ser finalizada... uffa!

Parece mesmo que estariam muito ocupados em seus afazeres e não teriam assim o tempo suficiente para deixar sua marca no ambiente em que viviam?

Agora observe algumas das insculturas deixadas pelos sambaquis do Sul num abrigo próximo de um grande monte de conchas no Farol de Santa Marta em Laguna, que, as quais são consideradas como sendo de outras civilizações vizinhas da época, e não justamente dos próprios Sambaquis (Fotos do arquivo pessoal ALEXANRINO, L.V., abril de 2010):



O desenho acima: representa a posição da montanha em relação à constelação.
> as três marias à esquerda da ponta da montanha e ao lado mais duas estrelas representativas do céu noturno.
> ambas estrelas aparecem somente no verão no céu dessa região.



Este desenho ao lado: representa uma máscara, ou carranca.
> Poderia ter sido usado como um instrumento de devoção para os da casa, temor para os que visitam, e, talvez, um simples detalhe de decoração na parede rochosa do abrigo.




A entrada deste abrigo: dentro encontrei grande quantidade de conchas espalhadas pelo solo.



Com relação à esses detalhes que explanei nesta nota, convém pensar-mos que de fato há características no ser humano que não modificam nas diferentes culturas, que é o hábito de deixar a sua marca, como dizendo: "passei por aqui um dia" ou "aqui vive alguém".

Eu sou a favor da existência e do "merecimento" da arte rupestre nos Sambaquis do Sul de SC.

E VOCÊ?

_________________

*Arte rupestre: representação artística antiga que existiu na história do homem. É feita a partir de entalhes na rocha, desenhos por raspagem ou com pinturas.

5 comentários:

  1. OlÁ!!
    Luyza Verônica

    A comunicação no decorrer da história se deu de vária formas, não é o que você fala, mas o que o outro compreende do que foi dito. Que bom termos pesquisadores como você.

    Bjss
    @NeideCosta
    http://gene1genesis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos posts, Lu.
    Só acho que deverias dar nome aos autores citados.

    Bjnho

    ResponderExcluir
  3. Aqui no blog eu prefiro não citá-los!
    Acredito que a forma com que me expresso nas notas do blog são muito mais invazivos doque um comentário em um artigo com a referência do autor...
    Não quero gerar picuinhas, ou até mesmo concorrência!!
    E por isso,ainda continuarei mesclando os autores!!

    ResponderExcluir
  4. olá Alexandrino, estou começando a fazer uma investigação para um trabalho da universidade e gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre o tema que tu abordou acima.

    rodsoncypriano@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. desculpe Luysa, achei que tu fosse um homem, por isso te chamei pelo sobrenome,,, mas quando tu puder e se quiser, claro, me contate...

    ResponderExcluir