terça-feira, 21 de setembro de 2010

OS OSSOS DE GALINHA

Os ossos de aves são porosos e leves, chamados de ossos pneumáticos. Isso é necessário para que o vôo desses animais seja rápido e fácil. Por ser oco e frágil, aos olhos do observador atento, fica de fácil conclusão que esse tipo de estrutura pode se quebrar fácil, como na mastigação, por exemplo.

Chego assim nesse exemplo por que de fato é muito comum pensar desse modo, já que o frango faz parte da culinária mundial e muito comum na mesa do brasileiro. Não mais que isso, os restos e ossada desse animal que normalmente é atribuída aos animais domésticos como um tira gosto, ou uma refeição variada no cardápio do pet, pode mais é causar um triste fim nessa historia que até então parecia ser interessante ou normal.

>>Pra quem tem animal de estimação preciso que leiam atentamente esse resumo do dia, e para quem não tem um animalzinho, que fique então de informação e passe para frente:

Para os que moram em casa e não em apartamento, o felino doméstico é livre para dar suas passeadas e investidas nas gatinhas da redondeza. Há quem pense que o maior vilão é o vizinho cara de pau que matou com veneno o seu gato no inverno passado. Mas venho por meio deste avisá-los que o maior vilão pode ser você mesmo ou alguém da sua família.
Esse era o meu gato, muito amado, o Guímel:


(Guímel, com 1 ano e seis meses de vida. Foto: Alexandrino,L.V., 10 jul. 2009)

>> Até então eu pensava que meu gato, Guímel, havia falecido por ter sido envenenado por um vizinho mal amado, mas neste feriado, quando estava desenterrando ele, descobri que nada disso tinha afetado meu bixinho, e sim ossos de galinha que talharam seu trato digestivo.


(Crânio e mandíbula do felino doméstico com aprox. 2 anos de vida. Foto: Alexandrino, L.V., 15 set.2010)


(Osso do fêmur de ave, tipo frango, medindo 4 cm de comp. e 0,9 cm de largura, com aprox. 40 dias de vida. Foto:Alexandrino, L.V., 15 set.2010)

FICA, DESDE JÁ, DECRETADO, MEUS AMIGOS LEITORES: NÃO DÊ OSSOS DE GALINHA OU DE PEIXES PARA SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

>>Preze pela vida desses animais que já é curta, e também preze pelo seu emocional, afinal, quem teve um animalzinho companheiro nunca se esquece. É recíproco, é amar e ser amado!

*Sintomas do animal:
Muita sede: o animal bebe muita água, tanto que sua barriga fica bem cheia.
Fezes: em alguns casos sai sangue, pois arrebenta vasos sanguíneos do intestino ou mesmo fura a parede intestinal. Em outros casos as fezes saem muito secas e o animal sente muita dor (leve-o imediatamente ao veterinário, ainda pode dar tempo em salvar a vida dele).
Alimentação: Mesmo com os sintomas acima citados, o animal ainda sente fome e se alimenta normalmente. E isso pode iludir o observador atento, pensando que ele já está melhor.
Vômito: em último estágio, o vômito amarelo e fraqueza do animal estabelecem o estado moribundo.

3 comentários:

  1. Luh minha amiga, tenho que te parabenizar, pois a cada atualização do seu blog, vc escreve com mais perfeição! Sua escrita está muito clara, e dá pra sentir que vc tem conhecimento do que está relatando!!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, adorei o post, muito educativo. Adorei também o seu layout, é lindo.
    De fato achei interessante a questão das características desses ossos.
    Estou seguindo o seu blog e espero poder ler mais postagens como essa por aqui.
    um abraço.

    ResponderExcluir